fbpx
Blog ECB

Como reduzir o impacto ambiental na movimentação de cargas

movimentação de cargas

A pegada ambiental das empresas de transporte e movimentação de cargas é, quase sempre, muito elevada e esse impacto tem efeitos nefastos no planeta. Cada vez mais as organizações deste setor procuram alternativas ecológicas para as suas operações.

Assim, importa perceber que mudanças pode implementar para tornar a movimentação de cargas mais sustentável, sem comprometer a eficácia dos processos.

Principais impactos do transporte e movimentação de cargas no planeta

Dados recentes indicam que as atividades associadas ao transporte de carga e mercadorias estão entre as mais poluentes. O impacto ambiental relacionado com estas áreas de atuação resulta de diferentes fatores:

Emissão de gases com efeito de estufa

Os transportes rodoviários são causadores de grande parte das emissões de gases como o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e óxido de nitrogénio (NOx), que têm um efeito devastador sobre a camada de ozono.

Estas emissões são responsáveis, em grande medida, pelas alterações climáticas que se verificam no planeta. Também a utilização de equipamentos de movimentação de cargas (como empilhadores) que usem combustíveis fósseis contribui para este problema.

Consumo excessivo de recursos e energia

Em qualquer operação logística, é possível otimizar a utilização de máquinas para evitar o desperdício de energia e de recursos. Adquirir equipamentos industriais quando não tem necessidade de os usar durante todo o ano pode não ser a melhor estratégia, quer em termos financeiros, quer de impacto ambiental.

Em suma, apesar de algumas situações serem incontornáveis, há pequenas mudanças que podem representar um aumento na produtividade da sua empresa, bem como uma redução no impacto ambiental a nível da movimentação de cargas.

5 Sugestões para reduzir o impacto ambiental da movimentação de cargas

1. Prefira equipamentos elétricos, com baterias de lítio

Uma forma de reduzir as emissões de CO2 é optar por equipamentos de movimentação de cargas com motores elétricos. Desde os empilhadores aos porta-paletes, existe uma variedade de opções elétricas que garantem a mesma eficácia, com efeitos menos nocivos para o meio ambiente.

Dentro destes, os equipamentos com baterias de iões de lítio apresentam vantagens em relação aos que utilizam baterias de chumbo:

  • São mais potentes e mais leves;
  • Carregam de forma mais simplificada;
  • Requerem menos manutenção;
  • Têm um tempo de vida útil superior.

O Grupo ECB possui uma grande variedade de equipamentos elétricos com tecnologia Lithium-Ion, tais como:

  • Empilhadores de 1.600 kg a 16.000 kg;
  • Stackers e porta-paletes até 2.000 kg;
  • Plataformas elevatórias até 12 metros;
  • Tratores/rebocadores até 7.000 kg.

2. Faça uma gestão de processos mais eficiente

Para diminuir os custos e o impacto ambiental associado à movimentação de cargas, pode optar por otimizar processos e restringir o tempo de utilização dos equipamentos.

Pode conseguir a mesma eficácia, sem prejudicar o rendimento e resposta ao cliente, com mudanças simples. Por exemplo, tente concentrar as movimentações de carga num período específico e aposte numa boa organização prévia dos produtos, por categorias.

3. Reutilize materiais e equipamentos

Já ouviu falar da política dos 3 R’s? Para reduzir, reciclar e reutilizar, há ações que pode implementar e que se traduzem num impacto considerável.

Opte por reutilizar paletes, materiais de embalagem e acessórios usados na movimentação de cargas. Em vez de comprar equipamentos, considere a opção de os alugar apenas quando necessitar. Optar por serviços de renting ou aluguer de equipamentos, como os que oferece o Grupo ECB, é uma forma de reduzir custos e ajudar o planeta.

4. Otimize o espaço de armazenamento

Com uma gestão otimizada do seu armazém pode tornar esse espaço mais eficiente através de algumas alterações estratégicas.

Para rentabilizar a área disponível, pode recorrer à utilização de equipamentos de armazenamento em altura. A instalação de painéis solares, iluminação LED e uma melhoria no isolamento térmico são outras alternativas ecológicas que representam uma poupança de recursos a médio/longo prazo.

5. Faça uma manutenção regular dos equipamentos

No sentido de prolongar o tempo de vida útil dos seus equipamentos de movimentação de cargas, os cuidados de manutenção são fundamentais.

No caso de recorrer aos serviços de renting ECB, essa preocupação deixa de existir, pois a manutenção passa a ser uma responsabilidade nossa. Esta é uma forma simples de evitar gastos desnecessários e de prevenir o desperdício de recursos.

Quer fazer a diferença e reduzir a pegada ambiental do seu negócio? Então, comece por encontrar um parceiro de confiança!

O Grupo ECB está, desde há muito, alinhado com os princípios da sustentabilidade, oferecendo soluções de movimentação de cargas que permitem poupar e reutilizar recursos.

Desde o renting ao outsourcing de serviços, venda de equipamentos elétricos de qualidade e apoio na manutenção dos mesmos, a ECB disponibiliza soluções que ajudam a reduzir o impacto ambiental da sua empresa.

Solicite um orçamento sem compromisso e fale com uma equipa especializada, sempre disponível para si!

Também poderá gostar de ler...