fbpx
Blog ECB

4 Caminhos para melhorar a intralogística na sua empresa

intralogística

A intralogística (ou logística interna) é uma área fundamental da gestão de qualquer empresa que, na sua atividade, precise de gerir o fluxo de bens materiais.

Uma boa estratégia neste âmbito tem fortes impactos sobre o seu negócio, aumentando a eficiência e produtividade. Para isso, é importante que exista uma otimização das diferentes etapas:

  • Receção do produto;
  • Armazenamento do produto;
  • Controlo de stock ou inventário;
  • Picking;
  • Embalamento;
  • Expedição.

Muito devido ao crescimento do e-commerce em Portugal, o setor de intralogística tem vindo a enfrentar novos desafios. Desde logo, uma maior rotação de stock, já que o período de armazenamento se torna mais curto. Além disso, são notórias a crescente taxa de devoluções e a imposição de entregas cada vez mais rápidas.

Além deste exemplo, podem apontar-se outros igualmente exigentes, mas com necessidades distintas. Basta pensar na indústria automóvel, que requer espaços de armazenamento de grande dimensão, além de ter necessidades muito concretas no que toca ao transporte de veículos e componentes.

A intralogística ocupa-se deste tipo de preocupações, sendo que o desafio principal é reduzir gastos supérfluos e aumentar a performance e eficiência das empresas. As soluções, nos dias que correm, parecem apontar para os seguintes caminhos:

1. Tornar digitais os processos que eram feitos “à mão”

A digitalização é uma das inovações mais marcantes na intralogística. Possibilita uma gestão muito mais ágil de stocks, dando entrada e saída de produtos através de códigos de barras. Além disso, em armazéns de grandes dimensões, permite agilizar o processo de picking, evitando que seja necessário alguém andar à procura da mercadoria. Em escassos segundos, é possível saber em que corredor se encontra determinado produto e dar seguimento ao trabalho.

Além de poupar tempo, a digitalização reduz a ocorrência de erros na operação, dando uma maior fiabilidade ao serviço. Assim, consegue-se ser mais produtivo e eficiente.

2. Maior rapidez e eficiência através da automatização

Caminhamos para um mundo cada vez mais autónomo… e a intralogística (e a logística de uma forma geral) não é exceção. A automação tem ganhado um peso crescente nesta área. Desde picking automático até entregas com automação, a evolução é notória.

Sucintamente, automatizar consiste em, com recurso a máquinas, reproduzir ações humanas de forma mais rápida, eficiente e sem erros. Como consequência, reduz os custos das empresas, aumenta a eficiência energética e melhora a eficácia de procedimentos. Em suma, torna os processos de intralogística mais ágeis, permitindo aos responsáveis dedicar tempo a olhar para o negócio e não para a operacionalização de tarefas.

É importante começar a projetar desde já o futuro dos negócios tendo em consideração esta evolução tecnológica. Porém, não podemos ignorar que este caminho requer um investimento que ainda não está ao alcance de todas as empresas.

3. Aluguer de maquinaria de longa duração

Comprar maquinaria própria de movimentação de stocks pode não ser a solução para todas as empresas. Desde logo pelos elevados custos de manutenção e pela dificuldade atual em conseguir encontrar peças para manutenção. Nesse sentido, as empresas devem considerar, para a sua intralogística, a opção de aluguer de longa duração.

Esta solução, que pode variar entre contratos de 36 e 60 meses, ajuda as empresas a poupar anualmente milhares de euros, evitando o empate de capital. Evita paralelamente, preocupações com a manutenção da maquinaria, garantindo um serviço de melhor qualidade. Além disso, permite colmatar falhas técnicas e humanas.

4. Formação de operadores de maquinaria

Para garantir que os funcionários de armazém retiram o melhor proveito da maquinaria que têm ao seu dispor, é fundamental apostar na formação especializada.

Tenha em conta que, ao manusear de forma adequada a maquinaria e a carga, promove-se a segurança dos operários, evitam-se acidentes e os custos que estes acarretam.

Por fim, empresas que apostam na formação dos seus funcionários acabam por obter maior retorno ao nível da eficiência e produtividade no trabalho. Ademais, aumentam os níveis de satisfação e reconhecimento dos colaboradores.

Intralogística eficiente multiplica-se em vantagens

O investimento numa intralogística mais eficiente deve ser encarado como uma forma de acrescentar valor à sua empresa. Afinal de contas, o negócio tem a ganhar:

  1. Melhor gestão de fluxos de materiais/processos e consequente aumento da fiabilidade na gestão do armazém;
  2. Melhoria na eficiência da operação;
  3. Menor risco de ocorrência de acidentes;
  4. Diminuição do desperdício;
  5. Maior produtividade;
  6. Diminuição de custos;
  7. Atendimento ao cliente melhorado, graças à tecnologia;
  8. Capacidade de ser mais competitivo ao nível de preços;
  9. Melhoria da experiência global de compra e aumento da satisfação dos clientes.

Tudo isto resultará, seguramente, no crescimento do seu negócio e na capacidade de, ano após ano, apostar na expansão da sua operação em novas áreas ou mercados.

Torna-se claro que a intralogística é um aspeto que não deve ser descurado na gestão empresarial. Considera que o seu negócio tem muito a melhorar neste campo? Visite e subscreva o nosso blog. Publicamos regularmente conteúdos úteis para melhorar os seus processos logísticos.

Também poderá gostar de ler...