Em qualquer atividade logística em que seja necessário conduzir um empilhador, a segurança deve estar sempre no topo da lista de prioridades, para minimizar o risco de acidentes.
No dia a dia de trabalho, há vários fatores que podem causar perigos significativos caso não sejam acautelados. Falamos, por exemplo, dos ângulos mortos e da fraca visibilidade durante a condução de empilhadores.
Continue a ler este artigo e descubra como pode aumentar a segurança e evitar ângulos mortos sempre que for preciso conduzir um empilhador.
O que são ângulos mortos e o que deve ter em conta na condução de empilhadores?
Os ângulos mortos são inerentes à condução de praticamente todo o tipo de veículos. No que diz respeito a conduzir um empilhador, estas áreas revestem-se de uma importância especial, pois podem acarretar muitos perigos.
Os ângulos mortos, também designados pontos cegos, são zonas que escapam à visão do operador enquanto conduz um empilhador. Isto ocorre porque a própria configuração do empilhador impede uma visibilidade perfeita de todas as áreas à volta do equipamento.
Nas operações logísticas, verifica-se muitas vezes uma coexistência de peões, camiões, outros empilhadores e mercadorias num mesmo espaço. Assim, torna-se imperativo tomar certos cuidados para evitar acidentes.
Os ângulos mortos mais relevantes nos trabalhos que envolvem conduzir um empilhador podem resultar:
- Do próprio equipamento – Como as áreas cuja visibilidade é bloqueada pelo mastro, pelos pilares da cabine, pelos garfos levantados, por outros acessórios ou pela carga a ser transportada;
- Do ambiente em redor – Como as zonas de cruzamentos, saídas com pouca visibilidade ou áreas desniveladas.
Como melhorar a visibilidade ao conduzir um empilhador?
Toda a área de trabalho deve estar sempre limpa e organizada. Este simples cuidado contribui para prevenir muitos acidentes, pois melhora a visibilidade global.
Alguns ajustes estratégicos na configuração do armazém podem aumentar bastante a segurança, nomeadamente a separação das zonas para peões e para transporte, bem como uma sinalização clara dos espaços. A colocação de espelhos em locais com menos visibilidade também é uma prática eficiente que pode ser adotada.
Adicionalmente, uma condução segura e a uma velocidade moderada vai ajudar o operador a avaliar melhor toda a zona que o rodeia.
Quais são as regras de ouro para conduzir um empilhador em segurança?
Além das recomendações no ponto anterior, listamos mais oito dicas práticas que fazem a diferença na atenuação dos efeitos dos ângulos mortos, ajudando a diminuir o risco de acidentes:
- Crie regras claras para o funcionamento e circulação de empilhadores no armazém.
- Use as luzes e sinais sonoros do empilhador durante a passagem em áreas de maior perigo.
- Adeque a velocidade em locais estreitos ou com maior concentração de equipamentos e infraestruturas.
- Implemente uma distância de segurança em relação a outros empilhadores em circulação.
- Esteja alerta para a eventual presença de peões, mesmo em zonas que deveriam ser apenas para os equipamentos.
- Reduza sempre a velocidade ao conduzir estes equipamentos nas zonas mais arriscadas.
- Comunique detalhadamente todas as regras de funcionamento e circulação aos novos colaboradores.
- Aposte na formação especializada para conduzir empilhadores de todos os operadores que tenham essa responsabilidade.
Aumente a segurança com uma formação de qualidade para conduzir empilhadores!
Para evitar expor os trabalhadores, os equipamentos e as cargas a perigos desnecessários, invista na formação especializada para a condução de empilhador! Os operadores agradecem, uma vez que se vão sentir mais seguros, capacitados e produtivos, o que só traz benefícios para a sua empresa.
Na ECB, disponibilizamos um curso para conduzir empilhador que pode ser dinamizado nas instalações da sua empresa ou nos nossos espaços. O custo varia em função do número de participantes e do local da formação.
O seu negócio e os seus colaboradores merecem ter acesso a uma formação que promova mais segurança e um melhor desempenho.
Fale connosco (através de chamada telefónica, email ou pelo formulário da página de contactos da ECB), para saber mais sobre esta formação. Não deixe que a segurança e a produtividade sejam ângulos mortos para a sua empresa!